O que é uma faca especial e como é usada?

Basicamente a faca é constituída de uma placa de madeira como base, lâminas em aço e pequenos blocos de borracha para amortecer o impacto causado no processo de corte e vinco. As lâminas da faca são de três tipos, sendo de corte, vinco ou  picote. Esta placa é encaixada em uma máquina que abre e fecha consecutivamente prensando o material entre a faca e uma plataforma onde é colocado o impresso um a um manualmente.

A confecção de uma faca é feita em cima de um desenho pré-definido que indica dimensões, áreas que serão de corte, vinco e picote quando o trabalho assim exigir.

Impressos simples não precisam de uso de uma faca, pois seu acabamento define-se em cortes retos (refile vertical e horizontal). Já em materiais mais complexos com cortes irregulares como curvas por exemplo, áreas do impresso que precisem de vinco, picote ou até mesmo um furo, faz-se obrigatório o uso de uma faca especial.

Embalagens são um exemplo de uso indispensável de uma faca. Elas contém áreas com cortes retos ou irregulares, curvas e vincos, tudo na mesma peça. Pode-se aplicar o seu uso em trabalhos mais elaborados como móbiles redondos ou irregulares, displays ou qualquer outro material que tenha um visual mais complexo e arrojado. Resumindo, a faca especial é para trabalhos especiais.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *