Checklist:

O QUE CHECAR ANTES DE MANDAR UM ARQUIVO PARA A GRÁFICA

Na hora de imprimir seu material gráfico, alguns cuidados devem sempre ser tomados. Primeiramente, ele tem que ser impresso em uma gráfica de qualidade, para garantir um bom produto no final deste processo. Alguns quesitos técnicos têm que estar perfeitamente alinhados. Por isso, criamos um checklist necessário para conferir antes de enviar seu arquivo para a gráfica:

Criação do Layout

Edição das imagens e revisão

Cores

Prova

Criação.

Antes de iniciar a criação de um layout, o designer precisa entender qual é o objetivo desta peça e para qual público ele se destina. A importância do layout nos objetivos de marketing de propaganda e divulgação,  é muito importante. Portanto, desenvolver um layout de boa qualidade é uma regra básica para gerar resultados e fixar a marca junto ao consumidor final.

Edição das imagens e revisão.

Uma imagem de boa qualidade é de extrema importância na hora de desenvolver o trabalho, já pensou ter feito tudo isso e ver que a resolução das fotos está baixa só depois que o material já está impresso? Para que isso não aconteça, fique atento para que as imagens e os elementos gráficos tenham, no mínimo, 300 dpis. Checar as medidas da sangria e a margem de segurança. A sangria é todo elemento que excede a área do formato final impresso, dando espaço para que pequenas variações de corte não deixem falhas na impressão. Cada gráfica possui seu próprio “padrão de sangria”. O ideal é ter de 3 a 5 mm para cada lado da peça gráfica. Revise sempre a parte de conteúdo para que não aconteça erros de português.

COR

Existem vários padrões de cores utilizados no processo de uma criação, mas na hora da impressão o ideal é o CMYK muito utilizado nas gráficas – que compõe as cores ciano, magenta, amarelo e preto. Todas as imagens e elementos coloridos precisam estar em CMYK. A diferença entre os sistemas de cores pode causar uma grande mudança visual em seu material. Outro detalhe, fique atento na área que ele ocupa. Caso seja um espaço grande, prefira imprimir preto (K) 100% com uma pequena porcentagem em uma das outras cores – exemplo 20% de Ciano (C). Já em textos menores certifique-se que o preto é realmente preto: K 100% sem nenhuma outra mistura de cor.

PROVA

Antes de imprimir todo trabalho, é muito importante tirar uma prova do trabalho. O ideal é que todo o material, incluindo o conteúdo do texto, seja revisado anteriormente. A impressão da prova mostrará como ficará a impressão final e também para verificar eventuais alterações.

Se tiver dúvidas técnicas e que não abordamos neste texto entre em contato conosco e ficaremos feliz em ajudá-lo.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *